O Rio de Janeiro vai respirar samba neste fim de semana com uma agenda cheia de definições nas quadras. A partir desta sexta-feira (19/09), Imperatriz Leopoldinense, Mocidade Independente de Padre Miguel e Grande Rio realizam as finais que vão escolher seus sambas-enredo para 2026. Já a Acadêmicos de Niterói apresenta, no domingo, a composição que exaltará o presidente Lula, já definida pela escola estreante no Grupo Especial.
Na Imperatriz, o clima promete ser de emoção em Ramos. Três obras estão na disputa para embalar o desfile em homenagem a Ney Matogrosso, com o enredo Camaleônico. Os ingressos esgotaram rapidamente, mas a decisão será transmitida pelo canal oficial da escola no YouTube. O evento começa às 20h desta sexta-feira e se estende até a madrugada.
A Mocidade Independente escolhe no sábado (20/09) o hino que dará vida ao tributo a Rita Lee, no Maracanã do Samba. A final começa às 20h e terá ingressos a partir de R$ 50 disponíveis na plataforma Ingresse. A expectativa é de uma noite de celebração para selar o casamento entre a irreverência da cantora e a ousadia tradicional da escola de Padre Miguel.
Também no sábado, a Grande Rio reúne sua comunidade em Duque de Caxias para a decisão do samba que representará a escola em 2026. A festa será marcada ainda pela coroação de Virgínia Fonseca como nova rainha de bateria da tricolor de Caxias. A entrada é gratuita, e a cerimônia terá transmissão ao vivo pelo YouTube.
Fechando a agenda, no domingo (21/09), a Acadêmicos de Niterói realiza sua feijoada na quadra, com a apresentação oficial do samba que homenageia Lula. A escola também vai coroar sua rainha de bateria. O evento começa às 14h, com entrada solidária mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.
