Portela anuncia enredo para 2024 inspirado no livro “Um defeito de cor”

A Portela anunciou neste sábado (1) o enredo da escola para o Carnaval 2024: “Um defeito de cor”, inspirado no livro homônimo da escritora Ana Maria Gonçalves. A obra conta a história de uma mãe africana que viaja ao Brasil em busca do filho, de paradeiro incerto.

Veja quando será o Carnaval de 2024

No enredo da Portela, os carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga partem da obra para traçar uma nova perspectiva, “refazendo os caminhos imaginados da história da mãe preta, Luiza Mahim. Essa poderia ser a história da mãe de qualquer um de nós, ou melhor dizendo, é a história das negras mães de todos nós”, divulgou a escola.

Um defeito de cor, de Ana Maria Magalhães

“Através de seu filho [de Luiza Mahim], Luiz Gama, sonhamos com uma carta onde o importante abolicionista responde a sua mãe sobre o legado da memória que ela deixou: o livro. Afastados enquanto ele ainda era menino, o desenvolvimento demonstra o tamanho do orgulho que o mesmo sente das façanhas de sua heroína. Narrar essa história é como narrar a busca pelo sentido da nossa existência enquanto sujeitos negros ativos neste Brasil. Por que somos? Por que assim fazemos? Por quem lutamos? Em memória do que?”, continua.

“A saga de uma mulher que se incorpora a tantas outras que lhe atravessam, ensinam e revigoram, em um legado de persistência na insistência de sobreviver. Inúmeras trajetórias diferentes, vivenciadas por gerações e gerações de escravizados ao longo dos anos, e sabemos, até hoje por todas as mulheres que nasceram com este defeito de cor”, conclui o texto divulgado pela Portela.